Você sabe qual o tipo da sua Pisada?

Como você escolhe seu tênis? É uma das primeiras dúvidas que tive foi "que tênis comprar"? Quando chegamos em uma loja especializada em materiais esportivos há uma infinidade de modelos nas prateleiras. Mas nem sempre aquele mais bonito ou com "aquele" amortecimento" pode ser o mais adequado para você.  É o contato do calcanhar no solo, o apoio de todo o pé e a propulsão pelo eixo do primeiro dedo. Logo após vem o balanço que é o momento que um dos pés se encontra no ar. 

TIPOS DE PISADA:


– Pronada – Quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro (pisa para dentro).
– Supinada – O pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé (pisa para fora).
– Neutra – Começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro (pisa no centro).

Uma pessoa pode ter um pé pronado e o outro supinado. É muito raro, mas empresas já estão produzindo tênis para as três pisadas. Exemplos: Asics Kinsei 4, Nike Free Run 3, Nike Air Pegasus que é levemente pronado e levemente supinado.
   Foto: Daniel Marenco, Agência RBS
CUIDADOS
As empresas fabricantes de tênis abusam da tecnologia para melhorar a absorção do impacto e evitar entorses. Os tênis neutros não interferem no desempenho ou prejudicam o atleta, mas se for comprado um para a correção e a pisada não for aquela que o tênis diz corrigir, pode piorar a lesão.
Ao usarmos um tênis inadequado, podemos ter lesão por estresse, tendinite, canelite, esporão de calcâneo, dores nos joelhos e coluna entre outras dores.

IMPORTÂNCIA DO TÊNIS
- Quando o pé atinge o solo, durante a corrida, aplica-se uma força de, aproximadamente, oito vezes o peso corporal. O corpo absorve o choque de cada passo. A resultante desta força é distribuída de uma forma correta quando estamos com um tênis adequado. A compra de um bom tênis não deve ser encarada como um gasto, mas como um investimento, pois estamos investindo na saúde.
- É aconselhável que os praticantes de esportes escolham o calçado mais confortável possível. Se tiverem algum erro de pisada, podem fazer um avaliação para verificar como é a sua caminhada.


AVALIAÇÃO
Atualmente, existe um aparelho chamado Baropodômetro que mede a pressão que o pé faz ao tocar no solo e analisa o tipo de pisada, minimizando o erro na compra do tênis. É importante que o aparelho seja grande para medir os dois pés numa mesma passada, pois se for pequeno e pegar um pé de cada vez, o resultado pode não ser fiel pois serão dois momentos distintos.
A baropodometria também serve para fazer um exame completo da marcha (caminhada) e da postura facilitando ao ortopedista a prescrição de uma palmilha ortopédica para evitar problemas no dia a dia e na corrida.
Também existem palmilhas para pé pronado ou supinado, o que gera uma customização do calçado e não só do tênis.

TIPO DE PISADA SEM EXAME
O solado do tênis mostra uma tendência do caminhar pronado ou supinado, mas identificar somente pelo desgaste do próprio calçado é arriscado, pois temos vícios de caminhada. Hoje, com tanta tecnologia, é importante fazer o teste.

VIDA ÚTIL
É muito relativa, pois depende do tempo em que a pessoa usa o tênis. Quem corre todos os dias, normalmente tem mais do que dois pares. Se usarmos o mesmo tênis todos os dias, a vida útil reduz para seis meses.

TIPO DE PISADA SEM EXAME
O solado do tênis mostra uma tendência do caminhar pronado ou supinado, mas identificar só pelo desgaste do próprio calçado é arriscado, pois temos vícios de caminhada. Hoje, com tanta tecnologia, é importante fazer o teste.

MODELOS DE TÊNIS E OS TIPOS DE PISADA

         Foto: Divulgação

Asics Kayano – pronado
Asics Nimbus - supinado
Asics Kinsei - pronado, supinado e neutroNike Pegasus – levemente pronado e levemente supinadoNike Vomero - neutro a supinadoNike Zoom Elite – neutroMizuno Wave Precision - neutroMizuno Nirvana - pronadoMizuno Wave creation - neutroMizuno Prorunner 15 - neutroMizuno Wave Prophecy - neutroReebok Real Flex Run - neutroAdidas Adizero Boston 3 – supinado e neutro
Fonte: Clicrbs
Ah, a minha pisada é supinada. Fiz o teste em uma das provas da Adidas!! ;) 
Beijos,
Andréia Napoleão



12

12 comentários:

MONICA NERYS disse...

nossa confesso que nao sabia disso, nem tinha ideia. Gostei demais do post. bjus
www.monikinhaflor.com.br

Cris disse...

nem eu tinha ideia disso, bom saber, a minha pisada com certeza é pronada..hehe ótimo post, amei!

Unknown disse...

Depois dessa aula, vou prestar muita atenção na hora de comprar um tênis, obrigada pela aula. bjos

Ivete Nobile disse...

Eu já sabia que não se pode usar o mesmo calçado todos os dias.

Josy Oliveira disse...

Nossa... vivendo e aprendendo, sabia que eu pisava torto, mas não sabia que que minha pisada é ''supinada'', interessante, gostei da matéria, mais uma vez... tiro o chapéu p/ vc Andrea Napoleão, sempre nos indicando belas dicas.
Parabens, bjos!!!!!!!!!!

Ivete Nobile disse...

Muito bom ! pra mim o melhor tênis é aquele que me impulsiona no caminhar.

Leonice Campelo disse...

Não sabia dessa, interessante... Vou observar a minha pisada e quando tiver uma oportunidade, farei esse teste. Bom saber.

nemesio disse...

Muito bom está postagem varias coisas que aprendi com ela, parabénssssssssssssssss

lenilda disse...

Com está postagem agora sei qual tênis posso compra, bela postagem parabéns amiga!

Unknown disse...

EU NÃO SABIA DE NADA DISSO E EU COMPRO UM TENIS PARA MIM QDO ACHO O MEU NUMERO EU CALÇO 33 E NESSA
NUMERAÇÃO É SO INFANTIL E MUITO CHEIO DE FRU RU PRA MINHA IDADE, POSSO TENTAR COMPRAR UM COMO VC EXPLICOU E SERÁ QUE CONSEGUIREI MINHA NUMERAÇÃO? ESTE É UM PROBLEMA QUE ENFRENTO NA HORA DA CMPRA D QUALQUER CALÇADO

Rosemir disse...

Saber o que usar na hora de um exercicio é o mesmo que saber o que comer durante uma dieta, seu calçado é fundamental para um bom desenvolvimento e calmante para os pés e pernas, é preciso atenção redobrada nos joelhos e calcanhares, durante exercicios fisicos. Gostei das dicas.

Beatrice disse...

Realmente adorei ..pois nao sabia nada direito sobre isso ..na verdade no dia que fui comprar um tenis eu nao sabia nada qual usar ? qual ideal para mim , nao entendia nada sobre tenis ...e achava que na hora devemos escolher o certo para usar na hora de fazer atividades fisicas ,que faço caminhar.. devemos usar o adequado e nao so pela marca ou gastos etc..Confesso que foi uma aula para mim ao ler estas informaçoes ..nao sei se vou acertar na proxima vez que for comprar , mas vou ficar atenta e pedir orientação e falar sobre estas dicas na loja .....Estes tenis na foto ai , achei lindos e maravilhosos estou ate interessada mesmo ,pois para caminhar so uso um tenis e ja faz tempo ..preciso trocar ..comprar outro adequado para mim ,o correto..obrigada Andreia valeu bjs Parabens

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...