Benefícios da suplementação com o Whey Protein

Supra suas necessidades proteicas com a proteína mais pura do mercado


A nutrição é um fator extremamente importante no desempenho e saúde de atletas e praticantes de atividades físicas. Em busca de melhores resultados, a suplementação muitas vezes é uma excelente estratégia nutricional utilizada por profissionais da área da saúde esportiva, especialmente, se o objetivo do atleta envolver o ganho e manutenção de massa muscular.

De acordo com a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, indivíduos praticantes de atividades físicas têm uma maior necessidade de ingestão proteica, que é justificada pela utilização de aminoácidos como fonte de energia durante o treino e, ainda, pela necessidade desse macronutriente na síntese proteica muscular.

A musculatura responsável, em sua maior parte, pelos movimentos voluntários do nosso corpo corresponde a aproximadamente 43% da proteína corporal. Para pessoas que desenvolvem exercícios de força com o objetivo de hipertrofia muscular, a proteína é de extrema importância na síntese desse tecido. Um indivíduo adulto normal necessita de 0,8 a 1,0g de proteína por quilograma de peso, já um indivíduo fisicamente ativo varia de 1,4 a 1,8g de proteínas por quilograma de peso.

As proteínas do soro do leite, também conhecidas como whey protein, contêm altas concentrações de aminoácidos essenciais, especialmente os de cadeia ramificada, responsáveis pelo processo de ganho e recuperação da massa muscular. Desse modo, o whey protein é considerado um suplemento de alto valor nutricional e ainda possui rápida digestão e absorção intestinal, o que estimula o crescimento e desenvolvimento muscular, visto que quanto menor é o intervalo entre o término do exercício e a ingestão proteica, melhor é a resposta anabólica ao exercício. Alimentos de origem animal, como carne e ovos, também são grandes fontes de proteínas, porém a absorção é lenta quando comparada a de um produto como o whey protein.

Dentro dessa categoria de suplementos proteicos feitos a partir do soro do leite, a proteína isolada é um dos produtos mais nobres entre os praticantes de atividades físicas. Diferentemente dos outros tipos de whey protein, é um produto que possui apenas proteínas em sua composição, o que garante um maior aporte proteico por porção do produto. Consequentemente, o whey protein isolado é um produto que possui uma maior quantidade de aminoácidos de cadeia ramificada, os BCAA’s, que são indispensáveis para a manutenção da massa muscular e recuperação no pós-treino e, ainda, retardam a fadiga, aumentando a capacidade de realização dos exercícios.

Outro benefício no uso da proteína isolada do soro do leite está no fato de ser um produto livre de lactose, o que evita qualquer tipo de desconforto intestinal, já que há estudos realizados no Brasil que indicam que pelo menos 70% das pessoas avaliadas tenha algum grau de intolerância a lactose.

Um dos principais produtos disponíveis, hoje, no mercado é o ISO Whey Protein Pure® produzido pela Midway Labs que contém 56g de proteínas e 10g de BCAA’s por porção. O uso de produtos como esse, associado a uma boa dieta e exercícios frequentes otimiza os resultados obtidos e favorece a hipertrofia muscular.


Dra. Jeanne Nogueira

Nutricionista CRN-DF 6875


0

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...