Ciclo menstrual x performance


De experiência própria, posso dizer-lhe que as mudanças na aparência e no humor provocadas pelo seu ciclo menstrual pode ser significativo e muitas vezes pode atrapalhar o desenvolvimento muscular. 
Uma linda manhã você acorda animada e com vontade de treinar árduo na academia e seguir a dieta com unhas e dentes. Então na manhã seguinte, você acorda e se olha no espelho, e vê que seu projeto está muito distante, sua frustração vem com todo vapor e o desanimo bate a porta, junto de mãos dadas a vontade se sabotar o treino e a dieta.
Eu sei, e você também que o problema desaparece após uma semana, tão rápido quanto veio. 

Os sintomas TPM variam de indivíduo. Elas podem variar de: sentir apenas um incômodo, para transformar sua vida de cabeça para baixo por uma semana. 
Os sintomas clássicos da TPM incluem a retenção de líquidos e o inchaço, irritabilidade, fortes desejos de carbos refinados e chocolates, alterações do apetite, as flutuações na tolerância à dor, bem como as diferenças em seu nível de energia. 




Entenda um pouco melhor o que acontece:
Durante o ciclo menstrual ocorrem mudanças hormonais, e muitas vezes compromete o desempenho no treino.
O ciclo menstrual é dividido em algumas fases:
Um ciclo de 28 dias é dividido da seguinte maneira- Fase da menstruação ou fluxo (1º ao 4º dia). Fase pós-menstrual (5º ao 11ºdia). Fase intermenstrual (12º ao 22º dia). Fase pré-menstrual (23º ao 28º dia). Segundo BÕCKLER (apud Weineck, 2000), ele afirma que a performance pode variar de acordo com as fases do ciclo menstrual. Na Fase Pré-Menstrual, devido à influência de um aumento nos níveis de progesterona, o desempenho sofre uma redução. Já na Fase Pós-Menstrual, devido a crescente taxa de estrogênio e maior secreção de noradrenalina, observa-se uma melhora significativa na performance.


No período pré-menstrual (23º ao 28º dia) há redução na capacidade de concentração e fadiga muscular.  Na fase estrogênica (pós-menstrual) (5º ao 11ºdia), o rendimento é melhor que na progestogênica (pré-menstrual) onde as atletas ficam irritadas e menos pacientes com os treinos (LEBRUN, 1995).


A menstruação em si pode resultar em uma diminuição no desempenho. No entanto, nem tudo é tristeza e melancolia. Você pode minimizar os efeitos negativos.
Vejamos alguns dos principais cruzamentos entre o seu ciclo e seus treinos:


Medindo sua taxa metabólica
Um dos fatores mais importantes que você deve levar em conta se você está atualmente tentando derreter alguns "quilinhos" de gordura corporal é a sua taxa metabólica. 

O seu ciclo menstrual também influencia a sua taxa metabólica. Durante a fase lútea do ciclo menstrual (a semana antes de seu período menstrual começar), você queima calorias mais rapidamente do que em todas as outras vezes durante o mês. Pesquisadores mediram aumento em gasto energético total de 2,5 a 11% durante este período.
Isso pode não parecer tanto assim, mas se você está fazendo dieta, vai fazer toda a diferença. Fique esperta!!!


Não se deixe abater pelo pessimismo: Uma
  das maiores queixas nesse período além do cansaço é o inchaço do corpo. Não é anormal as mulheres ganharem 3 a 5 quilos extras de água durante seu ciclo. Como você pode imaginar, isso pode ter um efeito perturbador sobre o reflexo no espelho.

Uma manhã, você pode acordar impressionada com o grau de definição do seu corpo. E na manhã seguinte, tudo o que você viu parecia miragem, você está sem forma e com 3kg a mais. 
Isso não é gordura, é retenção de água apenas causada pelos hormônios femininos, principalmente de estrogênio.

SUPLEMENTAÇÃO PARA AJUDAR A REDUZIR SINTOMAS DA TPM 
Vit E: indicada para amenizar dores nas mamas e ansiedade¸ dose 400UI/dia
Magnésio: importante mineral envolvido na contração vascular e atividade da serotonina¸ dose 350mg/dia
Cálcio: a dosagem baixa desse mineral no organismo durante o período menstrual pode causar fadiga¸ ansiedade¸ depressão¸ irritabilidade¸ dose 1000mg/dia
Vit B6: atua com bons resultados na alteração de humor nesse período¸ dose 10 a 50mg/dia
Óleo de Prímula (rico em ácido graxo gama linoléico): reduz os sintomas da síndrome pré menstrual¸ dose 3 a 6g/dia


DICAS NA DIETA:
Aumente a ingestão de alimentos integrais: Ex: pães integrais¸ biscoitos com fibras¸ torradas integrais¸ granola light
Consuma nesse período: peixes como salmão¸ atum¸ sardinha que contêm ótima fonte de ômega 3
As castanhas e nozes ricas em ômega 6
Consuma queijos brancos¸ iogurtes light¸ leite desnatado e as folhas verdes escuras ricas em cálcio
As frutas secas¸ frescas ou salada de fruta ajudam muito a saciar a vontade do doce
Diminua o sal da alimentação.

Beijos,
Elektra Hércules



5

5 comentários:

Unknown disse...

Nunca sofri muito com TPM mas a minha irmã tem crises terríveis,gostei da dica de comer peixe e nozes além de saborosos auxiliam,bom saber! :)

Andreia Napoleao disse...

Eu tbém nunca tive problemas com TPM. As dicas da Elektra Hércules estão fantásticas. Soube recentemente que o óleo de primula que é vendido em farmacias ou Loja de produtos de Naturais é mto bom! =)

Beatrice disse...

Realmente TPM é um problema as vezes... pode trazer serios problemas na vida ..se naõ souber lidar com isso..é preciso se informar,se orientar mais para saber lidar com o TPM... e perceber os sintomas logo no inicio , e procurar se prevenir evitando consequencias serias a ponto de prejudicar em algumas situações ..é importante o repouso ,alimentação , e ate caminhar , tem alguns exercicios leves que podem aliviar as dores ,relaxar e se afastar das coisas que possa se aborrecer pois tambem causa nervosismo nessa fase , ha casos que chega aos extremos e em casos mais graves pode ate ser perigoso, a pessoa perde o controle.e por esses e outros motivos buscam ajuda nas clinicas para tratamento , de acordo com as pesquisas e com o tratamento ha uma grande melhora......etc...gostei do tema de hoje muito importante para nos mulheres ..uma otima noite e semana abençoada.

Nayara Jardim disse...

Eu fico extremamente irritada e retenho líquidos tbm! Posso dizer que a TPM é cruel comigo!
Já pensei ate em procurar tratamento ... rsrrs

Queen Penelope disse...

Adorei,eu realmente sinto tudo isso,o problema é que meu marido, que faz dieta e exercícios comigo não entende que no dia da pesagem, se eu estiver menstruada não aparece o resultado! Aff ¬¬', Homens!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...