Qual a diferença entre perder peso e emagrecer?





PESO CORPORAL
O nosso peso total, que enxergamos na balança, é constituído por massa livre de gordura (engloba músculos, água, ossos e órgãos), e massa gorda (gordura corporal, tanto a gordura abaixo da pele como a gordura entre os órgãos).

MASSA GORDA
Massa gorda nada mais é que nossa gordura corporal total, também chamado de tecido adiposo.
A principal função do tecido adiposo é o depósito de energia. Uma grama de gordura fornece nove calorias, se tornando a forma mais eficiente de poupar energia e guardá-la para quando o corpo precisar de energia extra. Porém, além da função de depósito, o tecido adiposo também é responsável pela produção e regulação da liberação de uma série de hormônios envolvidos com o processo de emagrecimento e ganho de peso.

MASSA MAGRA
Massa magra corresponde a todos os componentes que formam o corpo exceto a gordura corporal. Como por exemplo, ossos, músculos, órgãos vitais e resíduos (pele, cabelo…)



ÁGUA CORPORAL
A água corporal total encontra-se distribuída em dois tipos de compartimentos, o líquido intracelular (dentro de nossas células) e o líquido extracelular (que banha nossas células). Do nosso peso total, aproximadamente 60% é água. Porém, a quantidade no organismo humano varia em função da idade, do sexo e da quantidade de tecido adiposo que a pessoa possui.

IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL
Saber nossa composição corporal é ter conhecimento de como está nossa saúde. Um corpo com uma quantidade adequada de massa muscular e gordura corporal é saudável. Somente peso total não não diz muita coisa. Por exemplo, uma pessoa com uma quantidade excessiva de gordura corporal tem maiores risco de desenvolver distúrbios endócrinos (hormonais), resistência a insulina, a pré-diabetes entre outros. Já uma pessoa com a massa muscular adequada é metabolicamente mais ativa, facilitando até mesmo a perda de peso, já que músculo queima muito mais energia que gordura.

Um meio para avaliação da composição corporal é o plicômetro (adipômetro), que verifica algumas dobras subcutânea e, juntamente com algumas medidas da fita métrica, o peso e a altura, traz uma estimativa dos valores de todos os componentes do corpo. Outra ferramenta muito utilizada é a bioimpedância, que, por meio de uma corrente elétrica imperceptível e indolor, verifica a quantidade total de gordura corporal, massa magra e água corporal.
DIFERENÇA ENTRE PERDER PESO E EMAGRECER
Perder peso é diminuir o peso da balança, e isso pode se dar de diversas formas, como perder massa muscular, líquidos… Um exemplo é quando a pessoa toma diuréticos e acaba eliminando água corporal através da urina. Com isso, ela até perde peso na balança, mas não quer dizer que ela emagreceu, já que emagrecer é perder gordura.

PERDER PESO OU EMAGRECER?
Emagrecer, sempre! A gordura corporal é prejudicial para nosso organismo, é ela que temos que diminuir quando fizemos uma dieta ou exercício físico. Perder peso e perder massa muscular vai fazer com que o metabolismo diminua, deixando cada vez mais difícil o emagrecimento a longo prazo e a manutenção do quilinhos eliminado.

COMO EMAGRECER DE FORMA SAUDÁVEL
Não há segredos e nem mistérios. Emagrecer de forma saudável é a união de uma alimentação saudável e balanceada em conjunto com atividade física.

É POSSÍVEL EMAGRECER SEM PERDER MASSA MUSCULAR?
Sim. Importante que se saiba que, na perda de peso rápida, a chance de se estar perdendo músculo é muito maior quando comparada a perda de peso lenta e gradativa. Jejuns prolongados, dietas muito restritivas e atividade física sem uma boa nutrição em conjunto, fará você perder massa magra.

GORDURA E MÚSCULO
O que diferencia o músculo da gordura é o seu volume. O músculo é mais denso e compacto e a gordura pode ocupar até três vezes mais o volume que o músculo.

MUSCULAÇÃO X AUMENTO DE PESO
Quando se pratica exercício de força, observa-se um aumento de massa magra no corpo, o que poderá levar a um aumento no peso na balança. Neste momento é importante fazermos a comparação também das medidas (com a fita métrica) para avaliar, pois muitas pessoas relatam que aumentaram de peso desde quando começaram a academia, porém suas roupas que não serviam antes estão ficando bem agora. Ou seja, isso é a maior prova que houve uma troca, de massa gorda por massa muscular no corpo.

COMO SABER SE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO (DO TREINO, ETC.) SE OS PONTEIROS DA BALANÇA AUMENTARAM
Para se ter certeza desta mudança, somente por meio da avaliação física corporal, que poderá ser feita por nutricionista ou pelo próprio educador físico na academia. Porém, é importante estar atento a essas mudanças como a questão das roupas.


CINCO DICAS DA NUTRICIONISTA

1 - Mantenha uma alimentação saudável, rica em alimentos integrais, fibras, vitaminas e minerais. Deixe de lado o máximo possível alimentos ricos em farinha branca, açúcares e gorduras saturadas.
2 - Não faça restrições alimentares. Uma dieta muito restritiva e com baixo teor de nutrientes pode não ser suficiente para você aumentar massa magra e perder gordura corporal.
3 - Não fique longos períodos em jejum, assim o corpo se manterá ativo e ajudará na queima de gordura corporal. Faça pequenos lanches entres as refeições principais.
4 - Não faça atividade física em jejum.
5 - Procure adequar a sua ingestão de proteínas em sua alimentação de acordo com seu gasto, atividade física e idade. Procure a ajuda de um nutricionista para saber a quantia ideal para seu corpo.

Fonte: Barra de Cereal - Aline Mendes


9

9 comentários:

Alexandra Oliveira. disse...

Caramba! Nao tinha me ligado nisso! Se bem que quando li o topico pensei... O que a gente pode perder, a gente pode ganhar! E emagrecer seria uma reeducacao. :)

July G Nog (JULIANA FERREIRA) disse...

,,@(((@,,
§(◕‿◕)§ Gostei muito das dicas, tenho o vício de ficar muitas horas em jejum na esperança de emagrecer, mas vou tentar segui-las agora!

Unknown disse...

Tenho certeza que o caminho é esse ,perder peso, sem perder a saúde, nada de dietas radicais, passar horas sem comer nada.Temos que aprender a comer direito.

Alice Rodrigues disse...

Ótimo post,esclarecedor e objetivo,do jeito que eu gosto!!Bjs :)

Ivete Nobile disse...

O melhor seria uma reeducação alimentar, e vida ativa !!!!!

RÔ BARBI disse...

EU ACHO QUE PERDER PESOA E EMAGRECER É A MESMA COISA , MAIS EU PERDERIA PERDER GORDURA , SERIA MELHOR..

Beatrice disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beatrice disse...

adorei o texto ,,,ajuda muito..! é uma boa orientação para ficar ligado ..Boa tarde para todos !

ana.paulasilveira disse...

Adorei o post, quanto antes aprendermos a nos alimentar bem e a fazer uma reeducação alimentar, além de fazer atividades físicas, melhor para nossa saúde do corpo e mental. Obrigada pelas dicas!
Bjs
Ana Paula Silveira

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...