14 de Novembro: Dia Mundial do Diabetes


Segundo o Ministério da Saúde, 50% dos brasileiros com a doença não sabem que são portadores

No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi criada em 1991 pela Federação Internacional da Diabetes, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), para conscientizar a população mundial sobre os perigos da doença. O diabetes é uma doença silenciosa e alarmante por ser uma das que mais causa mortes no mundo. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 50% dos brasileiros com diabetes não sabem que são portadores da doença, pois o paciente só percebe os primeiros sintomas quando o problema está em estágio avançado.

O diabetes é caracterizado quando a glicose está presente em grande quantidade no sangue, evidenciando uma deficiência na ação da insulina, hormônio responsável em remover o açúcar do sistema circulatório. A doença pode causar diferentes danos à saúde, como problemas na visão, rim e até mesmo no coração. Os sintomas clássicos do diabetes são:
- perda involuntária de peso
- sensação de sede constante
- vontade de urinar diversas vezes ao dia
- cansaço e fraqueza
- dificuldade de cicatrização de feridas e repetidas infecções.

Os testes de glicemia, junto com outros exames periódicos, detectam alterações na ação da insulina logo no início, possibilitando o diagnóstico e controle da diabetes antes do aparecimento de maiores consequências. O diagnóstico precoce é muito importante, pois pequenas modificações na alimentação, como a redução do consumo de açúcares e a prática de atividades físicas podem contribuir para a não evolução da doença e assim prevenir a necessidade de uso de medicamentos.

Finn, marca de adoçantes destinada aos consumidores que se preocupam com a saúde e praticam hábitos saudáveis, é uma apoiadora da causa e, em 2013, já realizou mais de 2.500 testes de glicemia gratuitos em corridas de rua, como a Maratona de Revezamento do Grupo Pão de Açúcar. Deste número, cerca de 10% apresentaram alterações e foram aconselhados a procurar a orientação adequada. Finn também reforça o seu posicionamento e preocupação com a conscientização do diabetes apoiando congressos e eventos que divulgam as causas e tratamento da doença.

Para quem precisa reduzir o consumo de açúcar, mas sem abrir mão do sabor doce dos alimentos, os adoçantes dietéticos também são valiosos aliados. Eles adoçam até 600x mais do que o açúcar, com a vantagem de não conter calorias e não aumentarem a glicemia do sangue, sendo especialmente indicado para pessoas que precisam restringir os açúcares da dieta (pessoas com diabetes ou pré-diabetes). Finn possui a linha mais completa do mercado com as substâncias : Finn Sacarina, Finn Aspartame,  Finn 100% Sucralose e Finn 100% Stévia. Todos os produtos Finn possuem o selo da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD), que certifica que o consumo dos produtos também é liberado para diabéticos.




1

1 comentários:

Ludmilla Moura disse...

Muito bom o post!
Meu sogro é diabético desde dos 8 anos, hoje ele tá com 68 anos! Um exemplo de vida!!

Beijos

www.eagoraluh.blogspot.com

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...