Quando e como seu músculo cresce?

Uma das perguntas que mais ouço dos alunos que estão iniciando na academia é: “Quanto tempo leva para ver os resultados?”

Fui dar uma pesquisada, porque por mais que observemos o dia a dia dos alunos e tentemos explicar que não é tão rápido assim, nada melhor do que uma explicação fundamentada.

Antes de tudo, vamos entender como é que o músculo cresce! Você sabia que, quando faz a musculação ou um treino com pesos em uma aula de localizada, você provoca microrrupturas em seus músculos? Sim! Você está machucando o seu músculo e em resposta a isso, ele vai “cicatrizar”, ou seja, reparar o dano – e é nesse momento que acontece a famosa hipertrofia! Seu músculo cresce!

Está explicado agora por que dói depois dos primeiros treinos ou após um treino pesado, mesmo em quem treina há anos?!?

Só que, apesar de a dor aparecer no dia seguinte ao treino, os resultados começam a aparecer de 3 a 4 semanas de treino regular. (uma vez por semana não adianta, ok?!)

Os alunos me relatam um ganho de força logo na primeira semana e já estão desesperados para aumentar os pesos… Calma lá! O ganho de força aconteceu mesmo, mas muito mais devido à coordenação e ativação musculares. O seu corpo está aprendendo e recebendo melhor os comandos do sistema nervoso central!

Decepcionado? Não fique, isso é necessário para que tudo aconteça de forma que o corpo possa otimizar os resultados depois.


Então vamos ao dados da pesquisa publicada no Journal of Apllied Physiology:



Em dez dias, um pequeno crescimento (hipertrofia) que representa aproximadamente 1,2%. Em vinte dias, aproximadamente 4%. E, depois de 35 dias de treino regular, enxergamos 7,7% de crescimento (e um ganho de força de 38%). Aí sim começamos a falar em resultados mais notórios.

Façam as contas. Estamos no início de setembro, se você começar a malhar agora, no meio de Outubro estará começando a enxergar no espelho os primeiros resultados. Não custa lembrar que, para os que querem mostrar os músculos logo, primeiro precisamos reduzir a porcentagem de gordura, para que depois possa se observar o crescimento da massa magra.

Agora é a hora!!!

Fonte: Oficina do Corpo - Alessandra Dianin


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4 comentários:

Cris disse...

muito legal o post,fiz academia 2 meses hehe, preciso voltar, afinal preciso de músculos...

Janaína Santos disse...

Muito bom o post amiga, gostei!
Bjs
janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

July G Nog (JULIANA FERREIRA) disse...

,,@(((@,,
§(◕‿◕)§ É isso aí, ir aumentando gradativamente os exercícios e pesos. Nada de querer resultados rápidos para não causar lesões. A primeira vez que fiz academia fui toda alegrinha aumentando por conta própria, resultado: Lesei os dois ombros e tive que parar por 6 meses. rsrs..

Thais Sanches Conde disse...

Muito bom, além de servir de "alerta". Tudo tem seu tempo, até os músculos :)

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