Mitos e verdades sobre a saúde do coração da mulher

Você acredita que só precisa se preocupar com doenças cardiovasculares quando envelhecer? Este é um dos principais mitos que envolvem a saúde do coração da mulher. “A partir dos 35 anos de idade, as chances de morrer subitamente por doença cardíaca já existem. Para evitar complicações é preciso se preocupar com a saúde do coração desde cedo”, explica o cardiologista Rogério Moura, coordenador do serviço de cardiologia do Hospital Balbino. Confira as respostas para outros mitos e verdades do coração da mulher:




  • 1
    Mulheres não morrem de infarto
    Mito. A incidência de infarto é maior entre homens, mas, proporcionalmente, o número de mortes entre as mulheres é maior. De acordo com Rogério Moura, “mulheres tendem a apresentar doenças coronarianas mais graves, que costumam ser fatais”, diz Rogério Moura.
  • 2
    O infarto sempre começa como uma dor no lado esquerdo do peito
    Mito. Na mulher, o infarto pode apresentar poucos sintomas ou, ainda, sensações que podem ser confundidas com problemas comuns de saúde, como a azia. Segundo Isa Bragança, cardiologista e diretora da Cardiomex, “na mulher, o infarto pode apresentar uma dor no braço esquerdo, que irradia para a mandíbula. Também é possível sentir dor nas costas, pressão ou aperto no peito ou no estômago”. De acordo com o cardiologista Alfredo Martins Sebastião, “mulheres ainda podem apresenta um cansaço desproporcional ao esforço realizado, sem que os sintomas no peito sejam percebidos”.
  • 3
    Doenças cardiovasculares não afetam mulheres magras
    Mito. "O principal determinante para as doenças do coração é a carga genética. Sendo assim, pessoas de aparência saudável não estão isentas de apresentar doenças cardíacas”, explica Rogério Moura. Isa Bragança completa: “A hipertensão e o colesterol alto, que são fatores para o desenvolvimento de doenças cardíacas, também estão relacionados ao componente genético e podem afetar pessoas magras e que praticam exercícios físicos”.  
  • 4
    Beber café não prejudica o coração
    Parcialmente verdade. “Tudo em excesso faz mal, mas beber até quatro xícaras de café por dia não costuma provocar efeitos colaterais desagradáveis”, diz o cardiologista Rogério Moura. Segundo Isa Bragança, “estudos recentes relacionaram o consumo de café à prevenção do câncer de mama”.  
  • 5
    O ovo deixou de ser o vilão da dieta
    Parcialmente verdade. “O ovo é fonte de vitaminas, sais minerais essenciais e tem apenas 70 calorias. Ele só deve ser evitado por quem já apresenta taxas altas de colesterol, que está entre os fatores para o desenvolvimento de doença cardíaca. Para pessoas que não apresentam este tipo de problema, recomendamos o consumo de um ovo cozido por dia”, diz Rogério Moura.
  • 6
    A menopausa não apresenta risco para o coração da mulher
    Mito. “O estrogênio é um fator protetor dos vasos do coração. Na menopausa, a baixa produção destas substâncias deixa as mulheres mais suscetíveis a doenças cardiovasculares. A falta do hormônio também favorece o aumento das taxas de colesterol e triglicerídeos, que pode levar ao entupimento dos vasos sanguíneos, colaborando para um quadro de infarto”, orienta a cardiologista Isa Bragança.
  • 7
    Quem tem risco cardíaco não deve praticar exercícios físicos
    Mito. “Todos devem praticar exercícios físicos, mas é preciso passar por uma avaliação médica. Assim, é possível determinar a melhor atividade física dentro do quadro clínico do paciente”, explica Isa Bragança.
  • 8
    Quem tem casos de doenças cardíacas na família também terá o problema
    Mito. Segundo a cardiologista Isa Bragança, “quando existe histórico na família, é preciso redobrar os cuidados, já que não é possível modificar a carga genética ao longo da vida. Por outro lado, é possível prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares praticando exercícios físicos, controlando a alimentação e realizando check up antes de iniciar as atividades físicas”.
Este conteúdo faz parte de Semana do Coração »

Curtiu? Comente.


Colaboradora:
Renata Manfredi 


5

5 comentários:

Unknown disse...

Muuuuuito legal o post!

Parabéns!

http://julianaasevedo.blogspot.com.br/

Beijos,
Juliana Asevedo

Andreia Napoleao disse...

São tantas coisas que ouvimos né? Eu graças a deus não tenho histórico de algum familiar com problema cardíaco, mas depois de comecei a fazer exercícios físicos meus exames mostram que meu coração esta sob controle.

Beijos,

Andréia

Simples Glamour disse...

Post incrível, eu adorei!

Beijoos!
http://simplesglamour.blogspot.com.br/

Rosa maria disse...

belo post,conheço bem os sintomas pois venho de uma família de cardíacos (eu mesmo já tive duas paradas,só que não me querem lá do outro lado,kkkk) mas algumas vezes ele começa com dor no estômago que é confundido com gastrite e quando se percebe já é tarde .

Simone disse...

GOSTEI MUITO DESTE POST SOBRE OS PROBLEMAS CARDIACOS, OBRIGADA
BJ
SI

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...