Cuidados com as unhas mantêm a saúde do corpo

As unhas não são apenas um complemento do corpo, têm como principal função proteger as pontas dos dedos e aumentar a capacidade das mãos para pegar pequenos objetos.


Cuidar das unhas é uma atividade que exige tempo, disposição, higiene, bons produtos e um profissional capacitado para realizar o trabalho.

Atualmente cuidar das unhas deixou de ser algo exclusivamente do público feminino e cada vez mais os homens buscam pelos serviços. E para ter unhas bonitas e saudáveis, o mercado de cosméticos investe em produtos à base de vitaminas que podem ser grandes aliados das manicures. Apesar disso, acima desses produtos, é preciso ter cuidados essenciais.

Ao contrário do que muitos podem pensar, as unhas não são apenas um complemento do corpo, têm como principal função proteger as pontas dos dedos e aumentar a capacidade das mãos para pegar pequenos objetos. Além do aspecto estético, que também faz parte dos cuidados com a beleza e higiene, o que poucas pessoas sabem é que as unhas podem revelar o seu estado de saúde.

Segundo a dermatologista Kátia Lutfi, cuidar das unhas é uma atividade que exige tempo, disposição, higiene, bons produtos e um profissional capacitado e, com isso, a dermatologista ressalta alguns tópicos importantes para cuidar bem das unhas.

Apesar de ser um hábito retirá-la, a cutícula é a barreira natural da unha contra os agentes infecciosos e alerta: "Ela não deve ser retirada. A recomendação é deixar sempre as unhas bem cortadas, hidratadas e empurrar a cutícula com uma espátula, sempre com muito cuidado", afirma.

Para quem tem o hábito de roer as unhas, também conhecido como onicofagia, fica o alerta de que tal costume de roer as unhas pode trazer sérias lesões, podendo trazer algumas consequências como deformidades e até mesmo a destruição definitiva das unhas.

"Pode acarretar infecções bacterianas e virais, já que o pós-trauma deixa uma 'porta aberta' para esses micro-organismos que podem prejudicar a área do contorno da boca, dos dedos, das cutículas e aparelho digestivo", explica a dermatologista, que acrescenta: "Unhas bem lixadas têm menos chances de quebrar, portanto lixar não enfraquece as unhas", afirma.

Mantenha as unhas limpas. Embaixo delas podem se depositar bactérias e outros organismos.

As unhas devem ser cortadas retas na frente e ligeiramente arredondadas nas laterais, para manter seu vigor máximo e evitar que encravem.

Evite mexer em unhas encravadas, especialmente se já estiverem infectadas, o ideal é procurar um especialista para que a unha encravada não se torne um problema de saúde.


Hidratação das Mãos


A hidratação ameniza o ressecamento e cria uma barreira protetora da pele. Os cremes hidratantes formam um filme delicado e perfumado em sua pele, mantendo-a hidratada. Eles proporcionam maciez e suavidade mesmo às peles mais secas.

O principal cuidado que devemos ter com as mãos é a proteção contra as nocivas radiações solares, fazendo o uso adequado de filtro solar. Assim, é possível prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento causado pelo sol.


Dicas para Manter as Mãos Saudáveis

• Hidrate as mãos com cremes específicos diariamente.
• Use filtro solar diariamente no dorso das mãos, afinal, ela é uma das regiões mais expostas ao sol.
• Use luvas ao lavar louças ou sempre que entrar em contato com produtos de limpeza, pois estes agridem e ressecam as mãos.
• Evite roer as unhas e mantenha-as limpas, pois além de deixá-las feias, bactérias e outros organismos podem se depositar embaixo delas.
• Esfolie as mãos a cada 15 dias para remover as células mortas.

Beijos e Sucesso!
Andreia Napoleão.

7

7 comentários:

Nanna Oreano disse...

Que postagem maravilhosa, estava precisando. Pois minhas unhas são fracas e sempre quebram, daí já tinha pedido a algumas amigas blogueiras para postar sobre o assunto. Muito bom msm.

beijos

Nanna Oreano

Jeferson Cardoso disse...

Olá Andréa!
Excelente postagem! Mãos que tanto trabalham, mãos que merecem cuidados!
Tenha um abençoado agosto e bom final de semana!

Quero lhe convidar para que leia ‘O casamento de seu Turíbio’ no http://jefhcardoso.blogspot.com

“Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

Thyara Lôbo disse...

Ai flor, realmente as unhas por muitas vezes pensamos em mantê-las bonitas,mais a higienização é muito importante!Um alerta muito bom.♥
Amei o post...

Ei flor não conhecia seu blog, amei esse espaço aqui!
E não poderia deixar de segui é claro!♥
Agora não vou perder um só post....

ChicleBeijo
Thyara Lôbo
------------------------------------------------
Blog: (www.babbaloogirls.com)
Twitter: (@BabbalooGirls)

Dani Resende disse...

GRANDE DICA ANDREIA...AS MÃOS AS VEZES FICAM ESQUECIDAS NÉ??? BJSSS BOM FIM DE SEMANA!!!!

Thayane Almeida disse...

olá linda, adorei seu blog, ja estou te seguindo pois adorei seus post, virei sua fã =) tb tenho um blog é novo, comecei agora gostaria que conhecesse e se puder me seguisse tb. Outra coisa, queria fazer uma entrevista com blogueiras famosas e me indicaram vc, vc me daria a honra de fazer uma entrevista com vc pra postar no meu blog pras leitoras de lá? obrigada beijos

www.girlscosmetic.blogspot.com

Nayara Jardim disse...

Ameeei as dicas Andreia!
Cuidado com as unhas é sempre importante tanto na estética quanto na saúde!!
Bom final de semana!
Bjks

Iara Netto disse...

Oi Andreia !!
Adorei as dicas , muito obrigada !!
BJinhos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...