Nutrição & Running



Praticar atividade física é algo indispensável para uma vida saudável, e a alimentação adequada para o tipo de exercício que você pratica será fundamental para você ter excelentes resultados.

Os alimentos darão ao organismo os elementos necessários para o seu melhor desempenho no exercício. Por outro lado, a atividade física melhora a habilidade do organismo em utilizar os nutrientes, por isso é importante que esteja fazendo as duas coisas corretamente.
Hoje é visível uma preocupação cada vez maior por parte dos praticantes de atividade física, principalmente atletas, em ter uma alimentação compatível com o tipo de atividade física, que colabore e potencialize os efeitos do exercício.
Deve-se ressaltar que, a alimentação de um praticante de atividade física e a alimentação de um atleta devem ser diferentes já que possuem objetivos diferentes.

Sabe-se que a atividade física é muito procurada para auxiliar na prevenção e tratamento de várias doenças como a obesidade, hipertensão e diabetes, mas também para auxiliar no alívio do estresse, além de trazer mais saúde e qualidade de vida. 
Com isso sabemos que alimentação desempenhará papel de fundamental importância para que os praticantes de atividades físicas forneçam todos os nutrientes necessários para o adequado funcionamento do nosso organismo, bem como auxiliar na otimização dos resultados buscados.

Os alimentos ricos em carboidratos devem estar presentes na alimentação, pois são responsáveis pelo fornecimento de energia para nosso organismo. Além disso, os carboidratos auxiliam na preservação da massa muscular.

O ganho de massa muscular é um dos principais objetivos dos praticantes de atividades físicas. Para auxiliar na obtenção destes resultados, além da ingestão de carboidratos, é importante garantir o adequado fornecimento de proteínas através da alimentação. Além disso, durante o exercício ocorrem pequenas lesões nas fibras musculares que precisam ser reparadas, fornecendo a quantidade necessária de proteínas pode-se acelerar o reparo muscular e favorecer o aumento de massa muscular.
Muitos praticantes de atividades físicas buscam perder peso e gordura localizada com a prática de atividade física, sendo a inclusão de alguns alimentos termogênicos, importante no auxílio do processo de emagrecimento.

Durante a atividade física geramos uma maior quantidade de radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Sendo assim, assim é importante aumentar o aporte de antioxidantes na dieta para retardar o envelhecimento e garantir melhor qualidade de vida prevenindo o aparecimento de doenças. A inclusão destes alimentos na dieta pode potencializar os resultados desejados com a prática de atividades físicas. Além disso, cultivar o crescimento de mais hábitos saudáveis e de alimentação equilibrada é fundamental para fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários para seu adequado funcionamento. 

Roberta Feres
Nutricionista MP Run




5

5 comentários:

Alice Rodrigues disse...

Ótimo post afinal saúde vale a pena sempre!! Bj

Beatrice disse...

adorei o tema..realmente os cuidados na alimentação para os praticantes de esportes seja qual modalidade for ..é bem diferente de uma pessoa que não é,.. nao faz exercicios sempre..que nao tem esta atividade ...deve ser redobrado ,adequado ..estas atividades ..a procura aumenta cada vez mais , não so para resolver problemas de ddoenças , mas para relaxar ..apos trabalhos no dia a dia ,stress demais etc..e ajuda dormir bem. É importante tambem bastante liquidos ,etc..enfim adorei ..muito interessante e tambem gosto muito de esportes...boa semana.

Cris disse...

amo aparecer aqui e sempre da uma lida nos posts, como é importante atividade física né, como tenho necessitado viu..Bjos!

Josy Oliveira disse...

Realmente o cuidado com a alimentação, vem em 1º lugar.
Adorei a postagem!!!!!!!!!!

claudia disse...

Fale-me mais sobre alimentos termogênicos!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...