A moda ganhando espaço

No Brasil o comércio de roupas tem um grande mercado e como não poderia ser diferente com nenhum segmento, a venda de roupas também acontece na internet e têm atraído muitos consumidores. O comércio de roupas nas lojas virtuais começou há pouco tempo por aqui, porém as estimativas para os próximos meses animam o e-commerce de estilo.
No exterior essa prática é extremamente comum e o Brasil tem a característica de ser um país que adota facilmente as tendências de outros países. Por este motivo, o sucesso das vendas de roupas em lojas virtuais é só questão de tempo e ao que tudo indica, pouco tempo.
Aprenda abaixo os passos básicos sobre como montar sua Loja virtual e iniciar suas vendas pela internet.


#1. Escolha o que você vai vender
Um dos processos iniciais ao montar uma loja virtual é fazer a escolha do segmento e quais os produtos que serão comercializados. Qualidade, design e rentabilidade devem ser fatores fundamentais e determinantes para que os produtos escolhidos satisfaçam o consumidor e traga retorno financeiro para o lojista.


#2. Escolha seu domínio
A escolha de um domínio é um processo fundamental na identificação e divulgação da loja virtual, sendo esta tarefa importantíssima para o sucesso de um empreendimento online, por isso, é indispensável às lojas virtuais, a configuração de um domínio junto às empresas de registro de domínios.


#3. Escolha a plataforma que irá utilizar para sua loja virtual
Para montar uma loja virtual, escolher uma plataforma de e-commerce preparada para atender as necessidades do empreendimento é fundamental, pois através dela, o lojista terá mais facilidade ao gerenciar sua organização.


#4. Criação de logotipo e layout para sua loja
Ao iniciar a criação da loja virtual, o lojista poderá desenvolver um layout personalizado, objetivando despertar o interesse nos e-consumidores e comunicar o diferencial da empresa ou, então, poderá escolher um modelo pré-definido e alterar as cores dos mesmos.


#5. Quais serão as formas de frete que irá utilizar em sua loja?
A escolha das formas de frete é muito importante, pois o processo de entrega não pode falhar em uma negociação online. O lojista poderá disponibilizar as formas de frete e envio através dos Correios. São elas: Sedex, E-Sedex, PAC, Sedex a Cobrar, Encomenda normal


#6. Quais serão as formas de pagamento que irá disponibilizar?
O lojista deverá oferecer diversas condições de pagamento aos seus clientes, como planos, cartões de crédito, boleto e financiamentos, ou seja, diferentes opções de pagamento para os diversos perfis de consumidores, visando facilitar a venda de produtos e agregar credibilidade à loja virtual. Atualmente, existem inúmeras formas de pagamento que podem ser implantadas.


#7. Crie textos institucionais para sua loja
A fim de cultivar a confiança dos consumidores do e-commerce, é necessário que as lojas virtuais produzam textos institucionais, como por exemplo, um texto explicativo apresentando a loja virtual contendo missão, visão, valores e outras informações complementares como endereço, garantia dos produtos, política de troca, política de privacidade, dúvidas ou uma central de ajuda.


#8. Cadastre os produtos escolhidos
Ao cadastrar os produtos no e-commerce é importante listar as principais características e vantagens que ele proporciona aos seus consumidores, bem como sua forma de uso e funcionalidades. Expor detalhes como cor, tamanho, textura, modelos, e ainda, sempre que possível, um link destinado ao manual de instruções e sites dos fabricantes, agregam valor ao produto. As informações atualizadas e bem disponibilizadas ajudam o cliente a entender as funções do produto com clareza e realizar a compra com confiança.


#9. Segurança
Com a função de criptografar dados das transações garantindo a segurança das lojas virtuais, é possível aplicar dois tipos de certificado de segurança nas lojas virtuais: o Certificado próprio (https://www.seudominio.com.br), caso o lojista já possua um e o Certificado compartilhado (https://www.store.com.br/nomedaloja), disponibilizado pelas próprias plataformas aos lojistas.


#10. Marketing digital
Toda empresa precisa desenvolver um trabalho de marketing digital para ser conhecida por seu público e para atingir novos consumidores. Com as lojas virtuais isso não é diferente, por isso, há três principais maneiras de divulgação que podem ser realizadas: SEO (Otimização para sites de busca), Links Patrocinados (Google, Yahoo, entre outros) e sites Comparadores de preço (Buscapé, Shopping Uol, entre outros).


#11. Redes sociais
As redes sociais são formas abrangentes que um empreendimento virtual pode fazer uso, com o intuito de divulgar sua marca, seus produtos e suas promoções, atingindo um público diferenciado com mensagens rápidas e objetivas, por intermédio de mídias como o Twitter, Facebook, Orkut, entre outros.


A empresa Google constatou que até agosto deste ano, o número de buscas referentes ao termo “cupons de desconto” já eram duas vezes maior que o total efetuado durante todo o ano de 2009. Isso significa que nesse período de fim de ano, o consumidor online busca no comércio eletrônico vantagens e diferenciais para efetuar suas compras de natal.
A partir desses dados, é possível destacar uma nova maneira, bem sucedida, de divulgação das lojas virtuais: campanhas em sites de busca, através de SEO ou de Links Patrocinados facilitando, assim, os resultados das buscas em sites especializados, além de ampliar as chances de conversões de vendas nas próprias lojas.
Sabendo disso, possibilitar aos consumidores online um incentivo é sempre bom e traz retorno, principalmente, nesse período de festas, onde há mais motivos para fazer compras, com a chegada do 13º salário e o clima natalino de troca de presentes.
Portanto, não demore em divulgar sua loja virtual nos sites de busca. Aproveite esse período, promova mais vendas online e garanta ao seu empreendimento um início de 2011 em alta.


Boas vendas!


Beijos e Sucesso!
Andreia Napoleão.

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