GUIA DE MAQUIAGEM: como preparar a pele

Projeto pele de porcelana

Pureza Possível
Quanto mais imperceptíveis ficarem base, pó e corretivo, melhor o efeito porcelana da pele. Para isso, a epiderme precisa estar livre de resíduos de suor, poluição, maquiagem e cosméticos. O acúmulo de sujeira – mesmo invisível a olho nu – impede a aplicação uniforme dos produtos, reduzindo sua fixação.
Hora do Banho
A limpeza deve ser feita com produtos específicos para cada tipo de pele. Os limpadores faciais são mais suaves do que os sabonetes comuns e contêm agentes emulsificantes que se misturam aos resíduos, facilitando a sua remoção. Mas é preciso experimentar as opções do mercado para achar a que mais lhe agrada.

A vez da boca e dos olhos

Prepare a boca para receber o batom. Com um pincel de cerdas macias ou uma esponjinha facial, faça movimentos circulares nos lábios secos até as películas levantadas se soltarem.
Se os lábios estiverem ressecados, aplique um hidratante; se eles apresentarem cor e textura uniforme, use um primer labial. O investimento vale à pena: ele mantém o tom uniforme e evita que o produto avance para além do contorno da boca.
Limpe a região dos olhos com um produto suave, recomendado para a região, removendo assim qualquer resquício de oleosidade.
Deixe o creme para área dos olhos com substâncias antiolheiras e rugas na geladeira por 10 minutos. Então, espalhe nas pálpebras.  A temperatura fria tem o poder de deixar a pele ainda mais lisinha, facilitando a maquiagem.

Ritual de purificação

Tonificar a pele é obrigatório! Cabe ao tônico remover alguma sujeira mais resistente, restabelecer o pH e ainda fechar os poros. Ele deixa a pele luminosa e dá uma força para a fixação da maquiagem. Deve ser passado com algodão em todo o rosto em movimentos suaves, sem esfregar.
Já quem sofre com oleosidade excessiva ou acúmulo de células mortas sabe que eles podem ser grandes empecilhos para a fixação da maquiagem. O melhor remédio é esfoliar a pele duas vezes por semana. Use o produto escolhido em movimentos circulares, sem fazer força. Saiba como escolher o melhor produto para cada tipo de pele.
CARLOS CUBI, GERSON BITTAR E GUSTAVO ARRAIS
Pele seca
O melhor produto tem a textura de goma e deve ser rolado sobre a pele para remover as células mortas sem agredir ou irritar essa epiderme tão delicada.
Pele oleosa
Uma boa opção são os esfoliantes à base de grânulos naturais, como sementes de maracujá trituradas. Não exagere na intensidade da massagem para não estimular a pele a ficar ainda mais oleosa.
Pele normal
Esfoliantes em forma de gel fazem esfoliações suaves e funcionam, na verdade, para quase todo tipo de pele.
Pele mista
Opte pelo esfoliante com esferas de polietileno. Se usar o de grânulos naturais, faça a esfoliação apenas na zona T (testa, nariz e queixo) para não ferir as regiões mais secas.

Hidratação

Deixe de lado o mito de que aplicar um hidratante facial antes da maquiagem pode prejudicar a fixação dos pigmentos ou, pior, deixar o rosto brilhante. Nada disso. Basta usar produtos feitos para o seu tipo de pele, em versões fluidas, aplicar uma camada fina e esperar a total absorção antes de fazer o make.
O hidratante, aliás, é importantíssimo para deixar a pele uniforme antes da maquiagem. E até mesmo as oleosas devem ser hidratadas, nesse caso, com um produto oil free, com poder de matificar e fechar os poros. O hidratante só pode ser dispensado quando a base escolhida oferecer a chamada hidratação inteligente, que garante uma pele macia o dia inteiro.

Máscara facial

Antes de fazer uma maquiagem mais produzida, donas de peles maduras, com sinais de excesso de exposição solar ou com acne, devem aplicar uma máscara facial. Além de eliminar oleosidade excessiva e cravos, revigorar e trazer luminosidade, esse tipo de produto deixa a pele com a superfície uniforme. Elas costumam agir em no máximo 20 minutos. Escolha a sua de acordo com o estado atual do seu rosto:

Nutritiva
Peles muito ressecadas necessitam da ação de máscaras feitas com óleos vegetais e pantenol.

Hidratante
Máscaras com soja e agentes emolientes recuperam a hidratação natural das peles secas.

Clareadora
Suavize o tom escuro das manchas, que atrapalham o efeito da base, com uma máscara com vitaminas A e C.

Firmadora
Peles com tendência à flacidez pedem o efeito lifting imediato de máscaras feitas com tensine ou ácido bio-hialurônico e ginseng.

Limpadora
Pele oleosa pede uma máscara de argila branca, que remove o excesso de óleo e as impurezas da face.
Anti-idade
Experimente um produto com ativos antioxidantes, como a vitamina E e o chá verde.

* Fonte: Revista ESTILO

Gostaram das dicas? Comente!


Colaboradora:
Renata Manfredi 





9

9 comentários:

Laryssa Albuquerque disse...

Nossa amei as dicas *o*

BeijoBeijo
http://blog-thelook.blogspot.com.br/

Anita disse...

dicas bem legais, curti.

http://anitamakingof.blogspot.com.br

Aline Perobelo disse...

Adorei as dicas amore !

Amor, está rolando um super sorteio lá no blog !

O 1° do ano !!! UMA PALETA DE SOMBRAS JASMINE 3D E UM KIT DE PINCÉIS ZOREYA!

Você não pode ficar de fora heim!

Achei o seu blog um máximo .. Seguindo com ceteza ! Se puder retribuir !

Beijinhos linda!

Blog:
http://alineperobello.blogspot.com.br/

Fan Page:
http://www.facebook.com/pages/Estillo-A/128701730607501

Fernanda S. Lucena disse...

Dicas excelentes!!!
Adoreiiiiiiiiii


Bjooos

muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

Geovana Cybele disse...

São muito boas as dicas...Quem disse que pra linda é fácil...
Beijos...
www.gostofashion.blogspot.com.br

Raíssa (: disse...

Dicas super importantes, amei :)

beijinhos ;*

http://noostillo.blogspot.com.br/

Pri disse...

Gostei sim e muito das dicas, principalmente a dos cremes .

As Amigas Compartilham disse...

Ótimas e importantes dicas!!
Adorei o blog e já estou seguindo!!

Bjs

http://asamigascompartilham.blogspot.com.br/

SUELI disse...

Adorei as dicas!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...