Sociedade Brasileira de Mastologia lança campanha nacional de conscientização contra o Câncer de Mama


Você sabia que só o autoexame não basta para evitar o câncer de mama?
A partir dos 40 anos a mulher precisa fazer a mamografia!


O câncer de mama é o mais temido pela mulher brasileira, independentemente da sua origem, cor ou condição social. Isso porque, além dos danos físicos, ele é capaz decausar efeitos psicológicos que afetam a percepção da sexualidade e autoestima da mulher. Apesar de ser relativamente raro antes dos 35 anos de idade, suaincidência cresce rápida e progressivamente acima dessa faixa etária.

Para todo o Brasil, são esperados cerca de 50 mil novos casos por ano, com aproximadamente 10.000 mortes. A principal causa dessas mortes é o diagnóstico tardio. Para ter uma idéia da importância do diagnóstico precoce, vamos fazer uma conta: sabe-se que um nódulo fatal tem, em média, mais de 3 cm. Sabe-se também que nódulo da mama demora em geral de 8 a 10 anos para crescer 1 cm. Ou seja, muitas mulheres passam mais de 20 anos convivendo com a doença sem tratamento ou acompanhamento. Muitas mortes podem ser evitadas todos os anos no País com procedimentos muito simples.

A forma mais popular para diagnosticar o câncer de mama é a auto-palpação (exame em que a mulher usa sua própria mão para descobrir caroços nos seios). Essa é uma medida caseira e prática, que possibilita diagnósticos mais precoces. Encontrar umnódulo não significa ter a doença: é importante ressaltar que 80% dos nódulos palpados são benignos. Em outras palavras, não é porque encontrei algo que tenho câncer.

Já a mamografia é a medida diagnóstica mais eficiente e recomendada. Por intermédio dela é possível detectar lesões suspeitas, diagnosticando antes mesmo do nódulo ser palpável. Sua realização a partir dos 40 anos pode reduzir a mortalidade docâncer de mama em até 35%. E hoje, graças a esta precocidade diagnóstica, acura pode chegar até 95% dos casos.

Por tudo isso e muito mais, precisamos conscientizar a população sobre a importância da mamografia. Só assim será possível melhorar a condição de acesso ao exame, qualificar os mamógrafos e criar centros de que possam tratar e medicar as pacientes da forma mais rápida possível. Dessa maneira poderemos reverter oquadro brasileiro, em que certos centros demoram até 6 meses para colocar apaciente na mesa de cirurgia.

Contamos com você para continuarmos combatendo o Câncer de Mama!
Sociedade Brasileira de Mastologia


Fotos de seios enviadas por internautas ilustram campanha contra câncer de mama
Sociedade Brasileira de Mastologia destaca importância de mamografia para mulheres com mais de 40 anos


Se os seios são símbolo da beleza e da sensualidade feminina, é preciso ter peito para fazer exames regularmente e manter esses atributos. Com esse conceito, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) provoca mulheres comuns a estrelarem a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama enviando suas fotos para o hotsite "Eu amo meus peitos", no site da entidade.

A campanha da SBM, que já acontece há 12 anos, foi lançada oficialmente no Rio de Janeiro. Além do hotsite, a fanpage da sociedade no Facebook e o canal no Twitter veicularão notícias sobre o câncer de mama e servirão para a população tirar dúvidas.

Toda mulher a partir dos 40 anos deve realizar anualmente um exame de mamografia e procurar um mastologista, médico especializado no cuidado das mamas. De acordo com a SBM, essas medidas aumentam as chances de um diagnóstico precoce e contribuem para a redução do índice de mortalidade em consequência da doença.

— A mamografia é a melhor arma para o diagnóstico da doença a partir dos 40 anos de idade e para aumentar as chances de cura. Diagnosticamos os tumores com tamanhos ainda pequenos. Quanto mais cedo eles forem encontrados, mais cedo é possível combatê-los — afirma a mastologista Mônica Travassos, membro da SBM e uma das responsáveis pela mobilização.

Mônica destaca que o câncer de mama é o mais temido pelas brasileiras porque, além dos danos físicos, causa prejuízos psicológicos que afetam a percepção da sexualidade e a autoestima da mulher. Ela enfatizou que quando a doença é identificada em estágios iniciais, a chance de cura supera 95% dos casos.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, atrás apenas do câncer de pulmão. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve registrar este ano 11 mil mortes por causa da doença e 51 mil novos casos devem ser diagnosticados.

Confira a campanha: www.euamomeuspeitos.com.br


Sociedade Brasileira de Mastologia - SBM

Site SBM: www.sbmastologia.com.br

Hotsite da Campanha "Eu amo meus peitos": euamomeuspeitos.com.br

Rede Social:
Facebook: Fan Page Eu Amo Meus Peitos


Câncer de mama: tem que prevenir.
Beijos, Saúde e Sucesso!
Andreia Napoleão.

Colaborador:
Eric do Rêgo Barros
Blog: http://ericdoregobarros.blogspot.com
Twitter: http://twitter.com/eric_twittando
Facebook: http://www.facebook.com/ericregobarros
Pinterest: http://pinterest.com/ericregobarros

1

1 comentários:

Débora Barbosa disse...

Pois é mulheres, não podemos deixar de fazer esse exame e o mais simples que é tocar os nossos seios

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...