Mais uma rede social está pintando... No 'Pinterest', objetivo é compartilhar imagens


Pin ups: conheça o Pinterest

Site cria um mural de fotos online e deixou o mundo digital em polvorosa ao alcançar 10 milhões de acessos por mês


Se algum dia você já guardou recortes de revistas, fez um mural de fotos ou montou um álbum de adesivos ou papéis de carta, você já entendeu a dinâmica do Pinterest. Parecem atividades primordialmente femininas? São mesmo, tanto que 80% da base de usuários da rede social que já despontou como a promessa de 2012 são mulheres, de acordo com a própria empresa.

O Pinterest é um mural para fotos online. Vários murais, quantos cada pessoa quiser criar: receitas, peças que podem ser feitas em casa, ideias de design, roupas e acessórios, belas paisagens, penteados, fotos de ambientes incrivelmente bem decorados. Em uma rede dominada por mulheres, esses são os temas mais recorrentes.

Funciona assim: uma vez feito o login e instalado um plugin no navegador, cada vez que o usuário se deparar com uma imagem bonita ou interessante pela internet, basta “piná-la”, ou seja, salvá-la em um de seus murais. Tudo fica lá para consulta posterior.

Considerado um dos 50 melhores sites de 2011 pela revista Time, o Pinterest foi o serviço online que mais rapidamente atingiu 10 milhões de acessos únicos por mês nos EUA, de acordo com a comScore – foram menos de 2 anos, de seu lançamento em março de 2010 até janeiro deste ano, quando chegou a 11,7 milhões de acessos únicos mensais.

O serviço também possui diversos aspectos sociais: todos os murais são obrigatoriamente públicos, pode-se criar quadros colaborativos (bons para planejar um evento em grupo, por exemplo), conta com uma boa integração com Facebook e Twitter e é possível seguir pessoas e assuntos. No entanto, seu principal atrativo parece ser o caráter de “arquivo pessoal de inspirações e vontades”. David Pogue, colunista do New York Times, atribui parte do sucesso do site ao fato de ele dar um tempo naquilo que ele considera “as metas usuais das redes sociais: autoabsorção, autodocumentação e autopromoção”.

Semil Shah, consultor do Vale do Silício, elenca outros fatores para o sucesso do site: ênfase da imagem sobre o texto, visual clean e retrô, fácil usabilidade e, principalmente, o fato do Pinterest ter “aproveitado uma potencial mudança do comportamento de consumidor para um comportamento de compra”.

Segundo ele, a etapa final do processo de compra está bem servida com serviços como Google Shopping e Amazon, onde o consumidor digita o que ele quer comprar e encontra boas ofertas. O que ainda está carente é “a parte de cima do funil” que resultará na compra de um produto específico, o momento em que o usuário ainda não sabe ao certo qual produto ele quer, ainda está buscando ideias e novidades. Shah acredita que o Pinterest pode ajudar o consumidor nesse processo de escolha, pois mistura indicações sociais com imagens inspiradoras.

Para o consultor, o grande trunfo do site virá quando ele direcionar fotos de produtos para sites de e-commerce e conseguir lucrar com isso, monetizar seu banco de imagens. Segundo Josh Davis, analista de mídias sociais, o Pinterest já está fazendo isso. Em um texto publicado em seu blog pessoal, que ganhou dimensão depois de ser comentado no New York Times, Davis diz que o site modifica os links de algumas imagens que já redirecionavam os usuários para sites de compras para poder ganhar uma comissão sobre a transação comercial.

Sem estratégia de negócios definida, o Pinterest diz apenas que gerar lucro não é prioridade no momento (o site foi criado e ainda é mantido com dinheiro de investidores externos) e que pode incluir publicidade em seu serviço no futuro. Mas fica claro que o site já entendeu o potencial que tem de aliar o caráter de “mural de inspirações” ao de “catálogo de desejos”.


Na verdade já sou fã do Pinterest faz tempo. Só veio consolidar sua presença no Brasil. Adoro!


Fonte: Estadão

Beijos e Sucesso!
Andreia Napoleão.

Colaborador:
Eric do Rêgo Barros
Blog: http://ericdoregobarros.blogspot.com
Twitter: http://twitter.com/eric_twittando
Facebook: http://www.facebook.com/ericregobarros

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3 comentários:

Unknown disse...

eu já participo lá....muitas fotos legais e milhoes de ideias....bjus

Arruma Blog disse...

é, parece mesmo que ele está chegando no Brasil com um diferencial. Confesso que no título da postagem eu fiquei feliz pakas, mas quando visitei o site pela primeira vez e encontrei tudo em blocos e em inglês desejei sair o mais breve possível. Espero que algum dia eu possa notar na prática esse diferencial. Bom artigo

Simples Glamour disse...

Ai que legal, bom saber haha vou la visitar e conferir tudo de pertinho haha

Beijoos!
http://simplesglamour.blogspot.com/

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