Será que o processo de catabolismo é uma loteria??!!


Você pode ter ouvido os termos catabólico e anabólico. Estes são termos que se relacionam com os processos químicos que ocorrem em nossos corpos. Eles são respostas a não apenas exercícios, mas a doenças, stress, alimentação, e até mesmo causas farmacêuticas.

Catabolismo refere-se às reações químicas que ocorrem quando as moléculas complexas são quebradas em outras mais simples. Por exemplo, quando os músculos são treinad
os exaustivamente as fibras musculares estão danificados. Durante este processo de cortisol é liberado o que acelera a decomposição dos tecidos. A chave é a formação de reduzir a taxa de catabolismo. Se esta for bem sucedida, o anabolismo é o aumento que resulta em uma recuperação mais rápida entre as sessões de exercícios, um melhor desempenho durante um treino, e um aumento no crescimento muscular.
Anabolismo refere-se às reações químicas que ocorrem quando as moléculas diferentes se combinam para formar os mais complexos. Isto resulta na criação de novo material celular. Isto é necessário para o crescimento, reparação, manutenção de tecidos. Processos anabólicos referem à construção de tecidos e órgãos. Isto pode resultar num aumento da massa muscular.
Basicamente, esses dois estados diferentes referem-se a saber se o corpo está construindo tecido ou perdendo tecido. O objetivo é tentar manter o corpo em um estado anabólico em oposição do catabólico. A maneira como você come, descansa e treina vai afetar as taxas desses dois diferentes estados fisiológicos.
Vejamos:
O treinamento intenso requer uma grande quantidade de proteínas, aminoacidos e carboidratos. Isto porque uma grande quantidade de tecidos musculares são perdidas durante um treino intenso. Para evitar acabar em um estado catabólico, você precisa garantir que as necessidades de proteína e energia do corpo sejam atendidas antes e após o exercício. É importante compreender que seus músculos não crescem quando você está treinando. Eles crescem somente quando é dado ao corpo a oportunidade de descansar e se recuperar. Portanto, o excesso de treino, falta de descanso e a falta de uma dieta adequada vai fazer o seu catabolismo ao invés no anabolismo.
Além disso, dormir rejuvenesce o corpo, e prepara você para qualquer atividade rigorosa que você tenha que executar durante o dia. A maior quantidade de hormônios do crescimento são liberados quando você está dormindo, e isso funciona para restaurar o seu estado anabólico, que é o oposto de um estado catabólico. Para quem tem problemas com o sono, entra o suplemento Melatonina ou 5-HTP, são suplementos que irá ajudar a regular a função do sono e ajudar na liberação desses hormonios. 
O treinamento intenso irá invariavelmente causar estresse físico e mental imenso, e a falta de sono vai piorar a situação. Por exemplo, durante o repouso, o organismo tende a recuperar e permanecer em um estado anabólico. Quando o corpo não adequadamente repousa durante longos períodos de tempo, como no exercício prolongado, o tecido do músculo continuará a quebrar e catabolizar. Sem a ingestão nutricional adequada de uma boa dieta, o processo natural de crescimento e reparação tecidual não terá lugar e você continuará no processo catabolico.

Mesmo que isso aparentemente não seja problemático durante 1 dia, imagina isso acontecendo durante dias, semanas, meses, simplesmente você estará em constante estado de esgotamento muscular e catabolismo. Preto no branco, vamos simplificar - quando o corpo resiste trechos alongados do estado catabólico, por falta de dieta, treino em excesso e falta de repouso, ele corrói-se em uma tentativa de encontrar uma fonte de energia armazenada, e a onde ele irá procurar? Isso!!! No tecido muscular, ai amigo, você entra fácil em um estado catabolico constante.

A maioria das pessoas que vivem estilos de vida saudáveis, que incluem dieta adequada e exercício físico e descanso, não encontram problemas catabólicos. No entanto, altos níveis de stress e desequilíbrios hormonais (muito comum entre mulheres apartir de 40) fazem desencadear efeitos adversos que prejudicam o equilíbrio natural entre o anabolismo e o catabolismo. 

Evitando um estado catabólico
Algumas medidas simples podem ser tomadas para evitar um estado catabólico. O shake de proteína pode ser benéfico após uma rodada de treinamento rigoroso. A ingestão de carboidratos ( absorçao lenta) e proteínas cerca de uma ou duas horas antes e até no máximo 30min depois de um treino, irá ajudar maravilhas e irá manter o corpo de se sentir letárgico. Hoje em dia, há uma série de bebidas de proteínas que têm sido eficaz em ajudar as pessoas a evitar um estado catabólico, contendo BCAA, Glutamina e todos os aminoácidos essenciais, tais como o ácido butírico amino gamma, ou GABA, que são responsáveis pela secreção dos hormonios de crescimento muscular para reparação no corpo.
Outro segredo fundamental é a vitamina C, ela é vital para fortalecer o seu sistema imunológico, o que contribui significativamente para a manutenção de um estado anabólico constante. Portanto, consumir vitamina C antes do treinamento pode ajudar a evitar um estado catabólico e a oxidação das células.



Elektra Hercules




18

18 comentários:

Andreia Napoleao disse...

Achei muito interessante da forma que a Elektra fez esse post e confesso que depois que comecei a treinar na academia parei para pensar melhor o que vem a ser catabólico e anabólico. A partir do momento que temos esclarecimento o nosso rendimento melhora e os resultados começam a surgir. Afirmo que esse ano 2012 tomei consciência de todo o processo para ter uma saúde melhor e ir a luta nos meus objetivos e a Elektra é uma amiga que vem colaborando muito para eu manter o meu FOCO!

Beatrice disse...

adorei a materia ..realmente ..ajuda conhecer mais o nosso corpo como funciona e as causas ..para funcionar bem o nosso organismo....muito util ..acho que deveria sempre falar mais sobre esses assuntos e variados com esse mesmo objetivo nos ajudar..obrigada tenha uma otima semana .

nanafondu disse...

Nossa não sabia adorei o post me esclareceu bastante,pois já fiz academia parei por um tempo por indicação medica mas amo exercitar o corpo e com esse post tive vários esclarecimentos e agora conheço melhor meu corpo

KikaEK disse...

Queria ter a mesma disposição! Mas a minha preguiça não me larga ultimamente!

michele disse...

eu com certeza ia precisar desse suplemento para dormir. obrigado pela visita. te seguindo. bj!
http://mdjmakeup.blogspot.com.br/

Alice Rodrigues disse...

Interessante o post,confesso que pra mim foi novidade,sou leiga no assunto,mas desde que comecei a me preocupar com minha alimentação e praticar atividade física,minha disposição é outra e hoje me sinto mais feliz por conta disso,recomendo a mudança mental em primeiro lugar,depois você vai conhecendo seu corpo e vendo o que é bacana pra vc :) Beijo

Marina Nobre disse...

Nossa, já ouvi falar muito nisso. Eu não tenho uma vida nada saudável. Sou sedentária, durmo o máximo que posso e no fim de semana faço de tudo pra não sair da cama. Quanto mais praticar exercicios...
Mas mesmo querendo dar um jeito no meu corpo eu não me atreveria a usar medicamentos. Tenho medo das consequencias.

Beijos
http://delicadaeegoista.blogspot.com.br

Cris disse...

Nossa!como eu queria também ter disposição, sou muito lenta. Aff!!!eu acredito que estou necessitando muito de vitamina C....

Marisa disse...

Esse é um assunto muito interessante! As vezes eu treino sem um pingo de ânimo... isso quando vou... Acho que é fase, porque tem x que vou sempre e muito disposta!
Bjokas

http://aprendendoentreamigas.blogspot.com.br

Déiia disse...

Também amei seu blog e já estou seguindo.
Beijos linda.

www.esmaltesdadeiia.blogspot.com

Angela Graziela disse...

Nem sempre tenho disposição
Mas as vezes me obrigo, pois sei q me fara bem...

Beijos
@pocketlibro
http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

Unknown disse...

Infelizmente eu não tenho tempo para treinar, nem fazer exercícios. Espero que a partir do ano que vem eu consiga mudar essa situação!!

Beijos,
http://pitadadecultura.blogspot.com.br

Unknown disse...

Obrigada pela visita Andréia.
Beijos

http://www.capuccinofashion.com/

Ana Cláudia disse...

Muito interessante o post, adorei!
Obrigada pela visita, beijos ♥
http://anaclaudiac.blogspot.com.br/

Adriana Leandro disse...

Interessante o post, tinha ouvido falar nesse assunto, mas não prestei muita atenção naquele momento. Bjus!!!

galerafashion.blogspot.com.br

Blog Talento Feminino disse...

Olha confesso que nunca ouvi falar nisso, se já ouvi, num lembro :/ mas adorei a dica, de conhecer melhor o que é catabolismo ;)

desenhodadisney.blogspot.com.br/

Alline Alvarez disse...

muito legal p post, também nunca tinha ouvido falar nisso, mais achei interessante, pois eu faço academia, mais só treino aeróbico mesmo, porque adolescente não pode fazer musculação!

seguindo aqui, pode seguir meu blog tbm? ficarei mto feliz:)
http://pausanavaidade.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Olá gatonas, o processo de treino tem que ser constante. Desistir as vezes faz parte do processo, mas com o tempo, vc vê seu corpo mudando, isso te dá mais impulso pra prosseguir e querer sempre mais e mais!!!! Saiba que nada vem de graça, tem que ter muito suor, força e dedicação para chegar ao objetivo!!! Bjao e força na peruca. ;)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...