Alongamento ajuda a evitar lesões no quadril e na lombar durante a corrida





Um dos fatores que atuam no surgimento de lesões são os maus hábitos posturais. Você consegue imaginar uma mãe carregando seu bebê no mesmo quadril enquanto anda? Sua lombar é cronicamente sobrecarregada pelo peso em excesso, o que ocorre nos desequilíbrios musculares.

A força muscular e a estabilidade são muito importantes na prevenção de lesões.

Abdômen e quadril fracos podem levar a lesões nas articulações e tendões, pois não conseguem apoiar essas estruturas adequadamente, gerando uma sobrecarga nas pernas. As lesões, principalmente aquelas nos membros inferiores, ocorrem quando as articulações, tendões, ligamentos e músculos não estão trabalhando a partir de sua posição ideal de estabilidade.

Quando vamos correr, os músculos das costas e quadril ficam tensos e contraídos, aumentando a probabilidade de lesões. Um aumento no balanço ou uma lordose na coluna lombar podem fazer com que os músculos da frente do quadril fiquem encurtados, não conseguindo trabalhar para flexioná-lo corretamente. A região fica comprimida e as articulações sacroilíacas e lombar ficam inflamadas.

Manter flexibilidade e força no quadril e na região lombar é importante para neutralizar o impacto e melhorar a postura durante a corrida.  Há alguns músculos importantes nos quais devemos concentrar o alongamento e fortalecimento, para combater o estresse postural e a falta de estabilidade do tronco.

O alongamento deve ser feito lentamente e sem dor por 30 a 60 segundos, repetindo o movimento três vezes. Você deve ser capaz de se esticar ainda mais a cada repetição, mas deve ter apenas a sensação de tensão muscular na área que está tentando alongar, não pode sentir dor. Concentre-se em manter as costas relaxadas enquanto estica os músculos.

Dicas de alongamento:
 
Piriforme - Este músculo fica profundo na região da nádega, sob os músculos glúteos, e é responsável por girar o quadril para fora. O piriforme encurtado pode causar dor na região glútea profunda e pode até mesmo irradiar a dor para a perna. Para alongar este músculo do lado direito, fique deitado de costas e traga o joelho direito sobre o peito em direção ao ombro esquerdo. Pegue o seu tornozelo direito com a mão esquerda e puxe o tornozelo em direção ao ombro esquerdo. Inverta esta sequência para alongar o músculo piriforme esquerdo.

Isquiotibiais - Os músculos isquiotibiais são responsáveis pela flexão do joelho e, em menor grau, pela extensão do quadril. O encurtamento dos músculos isquiotibiais é comum em pessoas com dor lombar. Há muitas maneiras de alongar esse grupo muscular, mas para uma ótima proteção da região lombar e o isolamento deste músculo, recomendamos ficar com a perna reta e calcanhar apoiado em uma superfície elevada. A altura de elevação do pé depende da flexibilidade. Em alguns casos, 90o é suficientemente elevado. Com a coluna reta e os quadris inclinados para frente, apontando para o pé, gire lentamente os quadris. Concentre-se em manter os quadris alinhados para frente. Como a flexibilidade vai melhorando, você pode levantar o pé maior ou trazer o seu corpo superior mais perto de sua perna, se mantendo sempre na posição correta.

Iliopsoas - Estes flexores do quadril são, provavelmente, os músculos mais negligenciados no tratamento de dores na coluna lombar, quadril e na virilha. Aperto ou tensão neste músculo pode causar dores na virilha, na lombar e até mesmo dor na parte da frente da coxa. Para alongar este músculo do lado direito, coloque o seu pé esquerdo em uma superfície elevada, com o joelho esquerdo dobrado e a perna direita mantida em linha reta (como a posição em que se alonga a panturrilha). Dobre a extremidade posterior para abaixo, fazendo uma inclinação pélvica e a mantendo em todo o trecho. Esta parte é a chave para alongar o músculo da frente do quadril. Mova seus quadris ligeiramente para a frente e, em seguida, incline o tronco um pouco mais para a esquerda. Você deve sentir o alongamento profundo na frente do quadril direito. Repita e, em seguida, faça o mesmo com o músculo esquerdo.

Fonte: Corredores Online



0

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...